residência temporária
A residência temporária no Canadá é permitida através de:
Turismo: O estrangeiro que tem a intenção de visitar o país, para fins recreativos, por um período inferior a 6 meses, precisa de uma autorização para entrada no Canadá (visto de visitante ou autorização de viagem eletrônica), se não for cidadão/residente de um país dispensado de visto.
Super Visa: Esse tipo de visto permite aos pais e avós dos residentes permanentes ou cidadãos canadenses permanecerem no Canadá por até 2 anos, sem ter que renovar o seu status de visitante.
Estudo: O estrangeiro que pretende estudar no Canadá, por mais de 6 meses, deve solicitar a permissão de estudos. Esse tipo de visto autoriza o estrangeiro a trabalhar até 20h/semana durante o período de estudo no Canadá. Além disso, o cônjuge desse estudante pode solicitar uma permissão de trabalho.
Trabalho: Em geral, o estrangeiro que visa trabalhar no Canadá precisa que o empregador obtenha um estudo de impacto sobre o mercado de trabalho (EIMT/LMIA) positivo ou neutro para a sua contratação. Isso porque esse empregador deve comprovar que houve tentativa para recrutar um cidadão canadense ou residente permanente, sem sucesso. Algumas profissões são dispensadas de EIMT/LMIA ou se beneficiam de um tratamento acelerado.
O programa Férias e Trabalho no Canadá dispensa o EIMT/LMIA.
residência permanente
Se o estrangeiro pretende fixar residência no Canadá com o intuito de viver permanentemente, há possibilidade de imigração direta. Os processos de seleção de estrangeiros qualificados visam profissionais para atender à demanda do mercado de trabalho canadense. O sistema “Express Entry” e o portal “ARRIMA” para o Québec são os veículos mais utilizados para esse tipo de demanda. No entanto, há outros caminhos para se alcançar a residência permanente via investimento estrangeiro.